domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da consciência negra

Acharam mesmo que eu ia deixar passar em "branco"?

Apesar de faltar poucos minutos para terminar o dia "oficial" da consciência negra, dá tempo de eu dizer o que tenho para dizer, pois será breve:

Por um lado, eu acho ótimo que o Estado, a sociedade, a escola, enfim... Estejam tentando reparar UM POUCO o dano incalculável que foi causado os negros, pardos, mulatos (aliás, o preconceitos está até no nome, mulato vem de mula, pois as escravas era usada como "mulas" para o senhor de escravos se satisfazer sexualmente [eram estupradas!], então os filhos desta união era os mulatos), os crioulos e todos os "afro-descendentes" de modo geral...

E por favor, não venham me dizer que "a escravidão já acabou há mais de um século". Infelizmente não podemos voltar no tempo e recuperar a vida de todos aqueles explorados, torturados, violentados, assassinado, desumanizados... Mas as consequências não pararam por ai! A abolição não aboliu os preconceitos, não aboliu a pobreza... Muitos negros depois de livres, queriam continuar nas fazendas... E não era porque era "bom ser escravo", mas porque eles simplesmente não tinham para onde ir... Eles foram excluídos, e marginalizados.

A escravidão não acabou! A sociedade com sua perfidez e desigualdade, não só impele os "afrodescedentes" ao crime, como criminaliza coisas para perseguir esse "afrosdecendentes". É lindo querer exterminar o racismo da linguagem, mas quero ver quando vamos exterminar o racismo no âmago dessa sociedade hipócrita! Negros são perseguidos. Preteridos em entrevistas de emprego. O fato de você ser negro e estar de carro, ou correndo, ou num beco a noite, já te faz imediatamente um suspeito... Suspeito de quê?

A escravidão não acabou! O descendente dos escravos, agora são escravos da pobreza, escravos nas cadeias, muitas vezes pagando por crimes que não cometeram, ou por cometerem "crimes" quando só o que queriam era sobreviver...

Então, se por um lado é lindo ter sido instituído o "dia da consciência negra", por outro é asqueroso que precisemos de um dia específico para nós lembrar de tratar outros seres humanos como eles realmente são: seres humanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário