terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como Mudar o Mundo

Existe uma pequena parábola de autoria desconhecida, relativamente famosa, que gostaria de compartilhar com vocês. Para quem já a conhece, vale a pena relembrar:

Um homem resolveu levar seu filho para conhecer seu trabalho. Mas durante o dia surgiram muitos compromissos e o menino ficava bagunçando, não queria descer da cadeira giratória do computador, derrubou o porta-lápis... Seu pai que já estava cansado de lhe dar bronca, resolveu arrumar algo para entretê-lo, foi quando ele reparou que em uma das revistas havia um mapa-mundi.

Ele resolveu recortar a página e cortá-las em vários pedaços, fazendo um quebra-cabeça. Seu filho ainda era muito novo e não conhecia o mundo, então seu pai acreditou que ele levaria horas para montar o quebra-cabeça.

Então o homem se aproximou de seu filho e disse “filho, eu tenho um desafio para você” – lhe entregou os recortes e continuo – “estes recortes de papel que te dei, se você conseguir encaixá-los, formarão uma figura do mundo, e o papai quer um favor, eu quero que você conserte o mundo para mim.”

O garoto alegremente aceitou o desafio, mesmo não sabendo como ele consertaria algo que não conhecia. Seu pai foi trabalhar sossegado, com a convicção que seu filho demoraria horas para terminar sua tarefa.

Porém, poucos minutos depois a criança volta para perto do pai, que achou que ele havia desistido, porém o garoto se aproximou saltitante dizendo “Pai! Pai! Me dê outro desafio... Esse que o senhor meu deu foi fácil demais!”, seu pai, sem entender nada, pergunto “Mas como você consegui concertar o mundo tão rápido se você nem o conhecia?” e o menino respondeu “Na verdade foi bem fácil, é verdade que eu não sabia como era o mundo, mas eu reparei que na parte de traz da folha havia a figura de um homem, e eu sei como é um homem, então bastou o consertar eu homem para que eu consertasse o mundo.”

Como disse, é uma parábola relativamente famosa, mas descreve muito bem esse momento. Muitos de nós somos tocados pelo impulso de mudar o mundo, mas não sabemos como, e a resposta está ai! Mude a si mesmo!

Acredite ou não, somos os únicos responsáveis pela forma com que nossa vida está. Isto em nível coletivo e individual. Se o planeta está como está é culpa de todos nós, se sua vida não esta como você gostaria, a responsabilidade é sua. Negar isto e fugir da responsabilidade não irá lhe ajudar!
Pense: todos têm aparelhos de rádio, ou pelo menos já tivemos ou vimos um. Os aparelhos funcionam basicamente da mesma forma, têm as mesmas funções, mas cada um pode equalizar a estação que quiser. Se você conecta uma estação que só fala de violência, ódio, medo, se prepare para viver em meio da violência, ódio e medo. Mas se você está nesta realidade, mas não a quer mais, mude de frequência! Sim! Simples assim!

Escolha o tipo de pessoa que você quer ser e se torne esta pessoa. Escolha o tipo de mundo que você quer viver e transforme o mundo.

Isso pode parecer utópico ou romântico, mas não é! Tire as coisas ruins de sua vida e elas não te atingirão mais! Essas coisas ruins só existem porque elas têm público. E parece que o mundo está infectado por um sado-masoquismo generalizado no qual as pessoa tem prazer em constatar o quanto sua vida está ruim, o quanto as coisas boas não foram feitas para elas, mas encontram alivio ao ver que os outros sofrem tanto quanto ou mais do que ela.

E quando vêem alguém que está bem e feliz, chama de falsidade, desejam que a pessoa fique mal só para ter o prazer de ir consolá-la ou dizer a celebre frase “eu falei!”.

É preciso romper esse ciclo de ódio, medo e violência imediatamente. As coisas não têm que ser assim, podemos mudar nossa frequência individual, mas se todos nos unirmos numa vibração de amor, paz e sabedoria, mudaremos nosso inconsciente coletivo. Mudaremos o homem, e ai então mudaremos o mundo.


Fiquem em paz. Carinhosamente, Camila Strongren

06/08/2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário