domingo, 4 de dezembro de 2011

O Preço da Honestidade

Vocês já repararam o como somos criados para sermos grandes mentirosos? É isso mesmo!

Supostamente, dizem que querem pessoas boas, honestas, transparentes... Mas... Qual é? Alguém ainda acredita nisso? Palavras podem até levar, mas são as atitudes que arrastam multidões...

Não acredita em mim? Então vou provar!

Quando você era criança:

  • Você quebrava alguma coisa em casa e admitia, era punido e humilhado. 
  • Você quebrava alguma e escondia, a não ser que você fosse pego, não havia punição

Na escola:

  • Por algum motivo (justo ou não) deixava de fazer a lição e admitia, recebia comunicado, ou algum tipo de bronca
  • Por algum motivo deixava de fazer a lição, mas copiava correndo do colega, recebia o visto, e até ganhava "pontinho positivo"

No namoro:

  • Devido a uma situação específica, apesar de amar seu namorado ou sua namorada, acaba beijando outra pessoa e resolve admitir, perde seu namoro, ou mesmo se não termina, vive semanas, senão meses de um absoluto inferno
  • Trai a namorada (pode até ser por mera canalhice), não conta, e se não é descoberto, continua enganando a namorada e ainda iludindo outras pessoas
No emprego:

  • Comete algum erro, ou tem alguma dificuldade, decide procurar seus superiores, pede ajuda, admite sua dificuldade, é por causa disso é humilhado, podendo até perder o emprego.
  • Comete algum erro e culpa outra pessoa, dissimula que está trabalhando e rouba a ideia de colegas, mantém o emprego e talvez até seja promovido.

Não vou continuar dando exemplos ou esta postagem ficaria mais enfadonha do que já está, mas repense sobre sua vida, e sobre sua atitudes com os outros.

Desde sempre, somos educados para sermos mentirosos, oportunistas, dissimulados... E são estes os conceitos que transmitimos para as outras pessoas também, nunca atitude de completa intolerância quanto aos erros dos outros. Ninguém tente se colocar no lugar do outro e pensar "hey, mas por que isso aconteceu?"... As pessoas não são educadas para tentarem melhorar, mas sim para se tornarem mentirosos cada vez mais eficientes.

Ninguém se interessa pela verdade, mas pelo que querem ouvir. As pessoas não querem viver, elas só querem anestésicos para fingirem que vivem... E aliás... Isto me lembra o como minhas revoltas são recorrentes, pois tudo isso eu já disse nesses dois poemas aqui:

Me poupe e Eu desisto

22 comentários:

  1. Mas vale levar em consideração que a maioria dessas mentiras (boa parte delas parecem mais omissões) vem precedidas do medo e desde os tempos mais primordiais que nós tentamos nos esquivar daquilo que nos ameaça.
    Não que eu ache isso legal ou válido (realmente temos que aprender a nos vigiar), mas as vezes na hora do sufoco parece ser a única opção; além de contar a verdade :)

    ResponderExcluir
  2. Eu continuo sendo a idiota que, mais do que simplesmente ser franca com os outros, é franca consigo mesma e é sucessivamente punida...

    Cansa!

    Mas não vou mudar... O Mundo NÃO ESTÁ DANDO CERTO! Está na hora de tentarmos algo diferente...

    E como sempre digo "Seja a mudança que você quer ver"

    ResponderExcluir
  3. Menina,vc escreve bem,muito bem.Bjo sergipano pra vc.

    ResponderExcluir
  4. obrigada pelo carinho! Seja bem-vinda ao meu blog! ^^

    ResponderExcluir
  5. ADOREI, vou copiar no face. Com devidos créditos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem! Se puder compartilhar diretamente o link tbm, ajuda na divulgação do blog... E... bem... Me ajuda a ter ânimo para continuar escrevendo...

    ResponderExcluir
  7. É exatamente assim que sempre pensei!

    ResponderExcluir
  8. Olá Camila,
    Bem não sou frequentador daqui, ví o link no Insoonia. Algumas vezes somos 'obrigados' a contar 'mentiras brancas' pra não entrar em situação constrangedora, outras vezes pra sair. Omitir é mentir sempre? Não acho, algumas coisas são desnecessárias ["Trai a namorada (pode até ser por mera canalhice), não conta, e se não é descoberto, continua enganando a namorada e ainda iludindo outras pessoas" - Se essa traição foi só um beijo como na siatuação 1? e omitir, ainda assim é ruim? Mesmo que não tenha significado nada? TALVEZ omitir para o bem deste relacionamento não seja tão ruim quanto moralmente possa parecer.].
    [Desde sempre, somos educados para sermos mentirosos, oportunistas, dissimulados...] e [As pessoas não são educadas para tentarem melhorar, mas sim para se tornarem mentirosos cada vez mais eficientes.] Acho um pouco radical, meu pai sempre disse que era pra eu ser mais esperto, mas sempre me disse tbm que furar fila é errado, novamente, TALVEZ esse desvio de carater que você tanto observa não seja inerente, um amigo me disse que EU coloco a culpa na sociedade pelas minhas falhas de moral, mas acredito que a sociedade é SIM moralmente desviada o que me faz agir assim às vezes, no entanto tive uma educação que me deixou claro o certo e o errado (que pode ser uma mera questão de formalidade).
    Então, PODE SER que as pessoas não sejam ruins, educadas pra serem ruins, mas sim imersos numa casualidade/eventualidade. Não que é menos pior, só tira o pressuposto da maldade.
    Só deixar uma particularidade, eu tenho fé na humanidade, por conta de gestos simples como reportar uma moeda a mais que vai no troco.

    ResponderExcluir
  9. Hum... vc não é a menina que tava procurando a Carolina um dia desses? Ou eu tô louca?

    Tô louca, será? Bem, seu rosto me é muito familiar, de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  10. SOU EU MESMA!!

    A Carolina... É a Lila dos meus contos...

    ResponderExcluir
  11. E Invitro... Sabe, eu concordo com você... Na verdade, eu vejo uma mesma situação de mil forma diferentes, e gosto de explorar cada forma de ver um mesmo objeto (mania de quem faz curso de desenho desde os 13 anos? Talvez...)

    Mas eu acho que o "problema" é que as pessoas muitas vezes nem param para pensar. Então eu, particularmente, gosto de problematizar as situações, mostrar o outro lado, gerar questionamentos...

    Eu não tenho respostas, não sou a dona da verdade, mas amo fazer perguntas, amo colocar as coisas de outra forma, e quem sabe assim as pessoas não encontrem seu próprio caminho dentro delas... Ou não... Talvez tudo isso não passe de uma mera "punhetagem argumentativa", mas tenho a esperança de que estes questionamentos que eu coloco possam ajudar as pessoas, nem que seja um pouquinho, a reverem suas próprias atitudes e se tornarem melhores...

    Mas concordo... Todos somos "vítimas" e "culpados"... E a situação é muito mais complexa do que caberia em 20 postagens... Mas... É sempre bom gerar discussões inteligentes... Ou... Eu estou errada?

    ResponderExcluir
  12. Nossa, se eu falar que hoje e homilia do Padre na missa falou a mesma coisa o.O

    Ele falou: No mundo desde sempre quem fala a verdade sofre, sempre é martirizado....


    Gabi

    ResponderExcluir
  13. Olá Camila,

    Iria eu escrever na minha 'consideração' que não tenho o direito de questionar seus motivos, afinal uma opinião com cunho pessoal/emotivo, ao meu ver, não precisa exatamente de uma banca examinadora. Lendo sua gentil resposta me lembrei de uns versos meus para uma 'amiga virtual'. Espero que goste:

    Mas...

    O que é, e o que não é
    Pode ser uma pessoa
    Que te olha e te admira
    Ou não
    Ou não ser uma pessoa
    Que te admira, mas não te olha
    Que te vê e não te enxerga
    Mas,

    Pode ser o mundo
    Que você busca e não encontra
    Que você tem e não percebe
    Ou não
    Ou não quer perceber
    Que tem o mundo em suas mãos
    Que tem a chave e não abre a porta
    Mas,

    Pode ser que tem medos
    Que te atormentam e te destrói
    Ou não
    Ou não quer perder seus medos
    Que te dão uma saída
    Que te tiram outras saídas
    Mas,

    Pode ser que está perdida
    Encontrando muitos “mas” em sua vida
    Ou não encontrando alternativa
    Fugindo de você mesma
    Correndo de seu próprio ser
    Nos “mas”, ou não, saindo sem ter entrado.
    ...ou não...

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito... Sinta-se a vontade para dar sua opinião... Adoro ouvir a opinião dos outros!

    Como vou crescer, amadurecer, conhecer novas perspectivas se eu me fechar no meu mundinho?

    Gosto de trocas... Só não gosto de pessoas que chegam apontando o dedo e se dizendo as donas da verdade... Mas elas têm direito de ser assim... E eu tenho direito de não querer conviver com elas porque me sinto desconfortável...

    Ou talvez eu só seja liberal demais...

    ResponderExcluir
  15. O ruim, na verdade, é saber que existe tantas cabeças nesse mundo pensando tantas coisas que nunca se encontrarão, porque algumas cabeças vão sempre pensar que possuem algo superior as outras e várias outras vão acreditar nisso e etc.
    Esse parágrafo que eu acabei de digitar foi redundante e idiota, mas foi só um rodeio pra que eu pudesse dizer que mesmo com todos os pesares ainda é válido acreditar no pensamento humanista e em nossas capacidades como seres humanos racionais, principalmente. A maioria ainda quer um mundo justo e pacífico, só que acham que isso vai ser obtido por outros e, enquanto isso não acontece, não se importam em tirar vantagem do[e] que[m] for preciso, e por ser um pensamento recorrente fica viciante. O temor de se sentir inferiorizado, daí você junta a isso algumas pitadas da boa e velha fraqueza humana e temos um[a] mentiroso[a] de marca maior.
    Bem, e sem problemas ser liberal, não sendo neoliberal tá tudo em paz. (brincadeira, vamos queimar os neoliberais responsáveis pelos impostos escorchantes)

    ResponderExcluir
  16. Defendendo a mim mesma: sou liberal num sentido pleno de liberdade... Ou melhor, dando uma de Clarisse, não é Liberdade, o que eu quero ainda não tem nome...

    ResponderExcluir
  17. Vc sabe o quanto eu concordo com tudo isso...

    ResponderExcluir
  18. sim... mas eu que sempre te contei essa historinha... ^^

    lembro que a primeira vez você não concordou muito...

    ResponderExcluir
  19. oxi!!!! Sou aquariana...

    ResponderExcluir
  20. Seus chefes anteriores são uns merdas, na boa.

    Em todo lugar que trabalhei, a humilhação rolava se vc esperava o "issue" virar um "problem". Fora isso, recebi todo o apoio necessário seja para resolver, contornar ou para administrar o problema....

    Como já ouvi uma vez e tranformei em mantra: "Chefe serve para resolver tudo que você não autoridade para fazê-lo."

    Will.

    ResponderExcluir
  21. Pessoas honestas no existem.

    ResponderExcluir
  22. O único momento em que temos certeza de que ao fazer a coisa certa, estaremos errados ,é quando somos sinceros.

    ResponderExcluir