segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sobre o Movimento Gota D'água

Quando surgiu a campanha gota d'água, eu coloquei o link do vídeo aqui no meu blog, e pedi muitas assinaturas através do twitter e facebook.

Eu já estava por dentro desta PUTARIA (porque não tem outro nome) que está rolando em Belo Monte e já era contra isto desde quando soube. Mas não sou ingênua, e sei que no nosso país, a nossa cultura, não privilegiam o pensamento, a reflexão, as discussões saudáveis, porém a linguagem do "peito e bunda" funcionam bem.

Então eu encontrei este vídeo que é uma PÉROLA! O cara simplesmente  fala TUDO que eu queria dizer. Dele eu só discordo de uma coisa:

Acho que dependendo do fim e dependendo dos meios, os fins justificam os meios SIM! E acho que a campanha gota d'água é um exemplo disto. Porque apesar do vídeo ser escroto, ele não é ofensivo, ele não prejudica ninguém, e o ideal que ele visa, é muito maior do que qualquer mesquinharia. Então eu acho que a campanha gota d'água foi válida, principalmente no sentido de trazer para discussão algo que estava quase que totalmente esquecido, e que só era tratado por ativistas e intelectuais.

Por favor, assistam ao vídeo, ele é meio longo, mas o cara é super carismático, claro e prende sua atenção. A maioria dos links que ele postou eu já tinha ido atrás de ler. Se informem! É sério! Evitem ser manipulados, virem donos dos seus destinos! Quem ganha com estes absurdos são os ricos, mas quem se fode é toda a humanidade!




4 comentários:

  1. Uma coisa que me assusta: os comentários desse video. (y)
    E pelo nível, ninguém se deu ao trabalho de ver os links que o cara postou.

    Eu sou contra Belo Monte desde o Gota D'água, confesso, mas não parei lá, pesquisei e fundamentei minha opinião. Sempre que vejo algo a respeito, vou lá e leio (se não tenho tempo na hora, guardo e leio depois).

    No fim, tudo cai na questão que você levantou no caso da PM na USP.
    As pessoas não deviam aceitar tudo que lhes é dito. Questionar é sempre importante. Olhar os vários lados da mesma questão...

    Acho válido que cada um tenha o seu posicionamento sobre determinado assunto, mas que tenha um embasamento, que seja fruto de reflexão e não porque, sei lá, tá na moda ou qualquer coisa assim.

    ResponderExcluir
  2. ai ai Lorena... Já disse que te admiro?

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila,

    Pra mim é meio dificil ser a favor da construção desta usina hidrelétrica ou qualquer outra lá na amazonia, ele cita a obra do Rio Madeira, na epoca eu me lembro que alguns documentos mostravam que esta usina iria alagar incontaveis igarapes (berçario de varias especies de peixes) e produziria uma quantidade infima de energia se comparado com o impacto e os investimentos. Bem, o caso de Belo Monte ainda é pior, pois fica mais do que claro que o interesse é muito mais politico mesmo do que social ou progressista. É obvio que o pais precisa de energia eletrica, mas não é por isso que se precisa destruir as florestas.
    Fico imaginando os reais motivos da insistencia em levantar Belo Monte: desvio de verbas, beneficiamento de terceiros, favorecimento politico, melhorar as condições de vida da população do norte/nordeste?
    Não sei, só sei que a cidade de Foz do iguaçu não é modelo de prosperidade, a hidreletrica é importante? Claro! até por ter sido construida numa região de quedas o potencial energetico é muito grande (o que não acontece com os rios do norte), mas certamente não é por causa dela que a situação social da região melhorou...

    ResponderExcluir
  4. HAIEUHAEIUAH Ai, que chic. -q Só vi agora, preciso nem dizer que é recíproco, né? =)

    ResponderExcluir