sábado, 3 de dezembro de 2011

Resposta

Então, hoje, vindo dar uma conferida no blog, apesar de estar bem pouco animada com ele, vejo o seguinte comentário na postagem Pensamentos Aleatórios:

"Niick Casagranda disse...
E você, faz o que a respeito?"


Eu achei essas pergunta muito justa, até porque é uma pergunta que me faço todos os dias... Todos os dias eu me questiono se não passo de um mero desperdício de tempo e de espaço... Milhões de átomos... Que poderiam fazer parte de uma linda roseira, de uma estrela,  do oceano... Mas que são eu... Eu sou uma consciência ambulante em constante transformação, mas será que tudo isso não é um grande desperdício perto de tantas coisas mais belas e mais úteis e mais puras do que eu?

Seja como for, Descartes que de descarte, EU EXISTO (e penso se quiser!)... Mas penso muito sobre isso... E já que existo, tento fazer minha existência fazer a pena... 

Como eu sou profundamente polixa, a resposta à sábia pergunta desta garota (e não há um pingo de ironia na minha consideração), ficou tão grande, que pensei que talvez (e eu disse TALVEZ) fosse uma atitude interessante colocá-la num espaço de mais fácil acesso, ou seja, em outra postagem.

Bom, começo pelo óbvio, básico e mais do que óbvio mas que infelizmente muitos de esquecem: começo por mudar a mim mesma e as minhas atitudes, em vários níveis e escalas.

No sentido de, primeiramente, evitar ter em mim atitudes que eu tanto repudio nos outros (apesar de ser hipócrita em muitos momentos, a hipocrisia é algo que particularmente me desagrada).

Eu acredito muito na transmissão de valores, e não na transmissão de dogmas.

Não tenho uma força de comunicação em massa, mas tento ajudar as pessoas próximas de mim, e não só ajudar num sentido imediato, mas ajudá-las a pensar sobre o Mundo, incentivando que elas melhorem a si mesmas e ajudem outras pessoas a melhorar...

Pode ser um posicionamento ingênuo, e provavelmente é, mas é basicamente a mesma ideia do filme "a corrente do bem"... Já assistiu?

Eu me coloco sempre no papel de "professora", e não professor no sentido daquele que sabe as respostas, mas daquele que está disposto a procurar as respostas junto com você e crescer junto com você.

Em cada lugar que eu vou, em cada coisa que eu faço, eu dou SEMPRE o meu melhor. Mas sou um ser humano, então não necessariamente o meu melhor seja grandes coisas...

Eu sei que a minha resposta foi pouco prática, mas a vida é tão múltipla, que às vezes dar o seu melhor é andar 10 metros e ir a uma lixeira para não jogar lixo no chão, as vezes seu melhor é ajudar uma velinha a travessar a rua mesmo estando atrasado (aconteceu isso comigo recentemente), às vezes seu melhor é entregar seu tempo e ouvir alguém que precisa ser ouvido... Às vezes seu melhor é simplesmente dar um sorriso de um "bom dia" para alguém que parece triste... Ou às vezes, é de fato manifestar, ir à passeatas e protestos... Não sei... Ou simplesmente, evitar preconceitos, buscar respostas, saber perdoar, ser gentil com as pessoas que estão próximas, criar algo de belo...

Ou às vezes, é simplesmente não permitir que atitudes tão torpes de algumas pessoas acabem com a sua capacidade de acreditar e de fazer algo...


4 comentários:

  1. Pois é, assim como você (Serra comedor feelings), apesar de toda a descrença, continuo fazendo a minha parte...

    ResponderExcluir
  2. Acho que se você REALMENTE se importa com algo ou com alguém, é impossível não se sentir desanimado às vezes... você acaba se afetando...

    ResponderExcluir
  3. p.s.: to LEEEERDA hj.. demorei 2 horas pra entender a parte em que vc me come, ui! hauahuahauhauahauhauahuahauah

    ResponderExcluir
  4. Oi, te respondi lá no outro post, porque só vi esse depois que já tinha comentado, to bem lerda hoje também soaieaiohe.
    Foi bom saber que a minha pergunta te fez refletir, e, como disse no outro post, gostei do resultado da reflexão, e melhor ainda, de poder passar ela adiante.
    Parabéns pelo blog (:

    ResponderExcluir