terça-feira, 13 de dezembro de 2011

FODÁSTICO

Todo mundo que me conhece, está cansado de saber que sou uma fanática estudiosa de religiões, respeito qualquer coisa que você queria acreditar... Por mim você pode acreditar em Deus, em papai Noel, na Fada do Dente, ou até mesmo na Lila (meu humor negro me encanta)...

Mas todo mundo que tem o mínimo de poder de percepção, sabe que a religiosidade não envolve só fé (se fosse só isso, seria lindo, mas envolve hierarquias, jogos de poder, lavagem cerebral, dinheiro, guerra, ódio...

Então, às vezes é bom parar e pensar...

E quando eu vi essa imagem... Não teve jeito! Tive que "roubá-la" para o meu blog


BÔNUS



2 comentários:

  1. Olá Camila,

    Crença é uma coisa que gosto de discutir, mesmo sendo uma discussão interminavel, afinal cada crença tem sua propria verdade absoluta.
    Bem, antes de mais nada, eu não sou estudioso do assunto e portanto não tenho conhecimento profundo sobre nada, tenho algumas opiniões pessoais sobre o assunto, ok.
    Vejo religião, fé, crenças como uma coisa boa, independentemente do que é moralmente correto para determinada vertente. A humanidade precisa de Deus ou deuses ou entidades superiores espirituais, porque? Exatamente pelo fato de que ninguem sabe ao certo de onde viemos e muito menos para onde vamos; e é nestes pontos sem respostas que entra a religião. Não preenche de maneira racional as lacunas, mas acalenta as almas inquietas com sentimento de desamparo. Sem contar que em qualquer religião existe as regras de conduta, moral e ética, por conta disso existe uma sociabilidade entre os povos. O que estraga, o que é ruim são os excessos, tudo que é demais acaba por se tornar ruim, doentio, cego... e INTOLERANTE.
    Vamos pular para o cristianismo representado pelo catolicismo. Antes, porém preciso dizer que nem todo cristão é catolico e que crente por definição é aquele que crê e portanto todo catolico é um pressuposto crente. É claro que o livro máximo do catolicismo possui controversias e contradições, principalmente nos primeiros livros (ex. geneses), mesmo nos evangelhos, afinal historias são contadas por homens e homens tem imaginação com isso eventualmente se inventa ou se usa metáforas ambiguas. Muitos usam esses pontos para desmerecer a Biblia, outras religiões, pessoas que se declaram não religiosas etc. EU não gosto de desmerecer este ou aquele ponto de vista... Pois o importante é que encontrei uma forma de me sentir superior a todos eles!!! (hauhauahauhauah brincadeira...).

    Sobre a imagem, identificar um verdadeiro cristão não é facil, mas uma forma é perguntar se a pessoa conhece os 10 mandamentos. Se a resposta for sim a pergunta seguinte é consequente: "Você as segue?". Se a resposta for sim, este é um cristão verdadeiro. Por que um cristão ama o proximo como a si proprio, por isso não importa se o proximo seja hinduísta, budista, politeista, indigena, o cristão vai ama-lo.
    Historicamente sabemos das atrocidades cometidas pela igreja catolica, MAS com certeza estas pessoas não eram cristãs. Acreditar é bastante diferente de ser e viver. Você pode acreditar na Lila, mas sem te-la visto pessoalmente, tocado, abraçado, é uma crença vazia.

    tinha muito mais o que escrever, mas o comentario já esta grande demais...

    ResponderExcluir
  2. Prova de fogo! Não sou cristão! Rá! rs Graças a Deus!

    ResponderExcluir