sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Despersonalização / Desrealização

"A desrealização é a alteração da sensação a respeito de si próprio, enquanto a despersonalização é a alteração da sensação de realidade do mundo exterior sendo preservada a sensação a respeito de si mesmo. Contudo ambas podem acontecer simultaneamente. A classificação norte-americana não distingue mais a desrealização da despersonalização, encarando-as como o mesmo problema.
Contrariamente ao que o nome pode sugerir, a despersonalização não trata de um distúrbio de perda da personalidade: este problema inclusive não tem nenhuma relação com qualquer aspecto da personalidade normal ou patológica.
O aspecto central da despersonalização é a sensação de estar desligado do mundo como se, na verdade, estivesse sonhando. O indivíduo que experimenta a despersonalização tem a impressão de estar num mundo fictício, irreal mas a convicção da realidade não se altera. A desrealização é uma sensação e não uma alteração do pensamento como acontece nas psicoses onde o indivíduo não diferencia realidade da "fantasia". Na despersonalização o indivíduo tem preservado o senso de realidade apesar de ter uma sensação de que o que está vendo não é real. É comum a sensação de ser o observador de si próprio e até sentir o "movimento" de saída de dentro do próprio corpo de onde se observa a si mesmo de um lugar de fora do próprio corpo.
A ocorrência eventual das sensações de despersonalização ou desrealização é comum. Algumas estatísticas falam que aproximadamente 70% da população em geral já experimentou alguma vez esses sintomas, não podendo se constituir num transtorno enquanto ocorrência esporádica. Porém se acontece continuamente ou com frequência proporcionando significativo sofrimento, passa a ser considerado um transtorno. A severidade pode chegar a um nível de intensidade tal que o paciente deseja morrer a continuar vivendo.
O diagnóstico desse transtorno dissociativo só pode ser feito se outros transtornos foram descartados como as síndromes psicóticas, estados de depressão ou ansiedade, especialmente o pânico. Nessas situações as despersonalizações e desrealizações são comuns constituindo-se num sintoma e não num transtorno à parte.
Não há tratamento eficaz conhecido para esses sintomas isoladamente."



É assim que eu me sinto há MUITO tempo. Já descobri o que tenho... A má notícia é que não tem cura...


2 comentários:

  1. Camila, tem cura sim. Depois dá uma pesquisada. A desrealização e despersonalização são causadas na maioria das vezes pela ansiedade, e portanto sanar a ansiedade seria uma forma de cura. Existem muitas formas, mas nenhuma definida. Muitas pessoas conseguem por vontade própria, reconfigurar o cérebro e passar a ver o mundo de forma normal (não desrealizada) novamente. É um trabalho árduo, mas factível. Muitas pesquisas estão progredindo sobre essa patologia que por enquanto é algo ainda novo na ciência psicológica. Também tenho desrealização há 3 anos, mas tenho esperança de cura. Tente se desligar das preocupações do mundo, ficar tranquila. Caso precise de apoio, tem um grupo no Facebook já com 100 membros e todos nós temos ou tivemos desrealização ou despersonalização. Dá uma olhada lá: http://www.facebook.com/groups/dpedr/ Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Legal!!

    De modo geral instintivamente eu fui melhorando. Mas some essas desrealização com o fato de eu ser maníaca-depressiva (bipolar) e você terá uma belo quadro. Mas estou me cuidando. Tentando melhor. É realmente um trabalho árduo. E o pior é que as pessoas simplesmente "desistem" de você, não entendem que isso é uma doença e que traz muito sofrimento, pensam que é "surto", "cu doce"... É complicado... Mas um dia de cada vez.

    ResponderExcluir