quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Elogios x Críticas

Às vezes me questiono o que as pessoas realmente acham que vão conseguir com determinadas atitudes, então chego a obvia conclusão que elas não acham, não pensam, não refletem, elas somente agem como foram programadas para agirem, sem se quer perceberem que determinadas atitudes causam mais mal que bem, isso se causam algum bem...

Sei que não sou santa, e nem quero ser! Sei também que tenho muitas dessas "atitudes programáticas" que não levam a lugar algum. Mas trago dentro de mim a consciência limpa de ser um ser humano em eterno processo. Não há nada que me assuste mais do que a estagnação.

Sou uma observadora, e não só do mundo e das outras pessoas, mas uma observadora de mim mesma. Observo o que é bom, o que funciona, qual o caminho mais fácil (ou talvez o mais bonito) que me leve até onde eu quero (é.. costumo escolher o mais bonito, porque o ponto de chegada é só um detalhe, o grande prazer está mesmo no percurso).

Mudar não é fácil. Mas aprender a andar também não é fácil, é um processo relativamente longo e doloroso, mas depois que você aprende, é algo que te ajudará o resto da sua vida, deixa de ser doloroso e se torna um prazer.

Enrolações à parte, vamos ao que realmente está me irritando nos últimos dias:

Me pergunto o que as pessoas esperam quando começam a fazer críticas, uma atrás da outra, em determinado momento, as críticas até perdem o sentido, mas elas continuam a criticar, por mero hábito, ou porque são incapazes de ficarem satisfeitas com qualquer coisa.

Ontem, no ápice da minha raiva, escrevi isso:

Comigo o esquema é simples:

Me elogie e farei de TUDO para se digna dos seus elogios...

Comece a SÓ me criticar e não reconhecer nada de bom que eu faço, e farei de TUDO E MAIS UM POUCO para ser digna das suas críticas!

Quer me perder?

Fácil fácil, só me encher demais o saco que eu esqueço rapidinho que você existe... Bendita memória seletiva... Só me lembro de quem e do que vale a pena ser lembrado...

A vida é curta demais para ser desperdiçada agradando aos outros!

Sim, sim... A vida é curta demais... E não entendo com as pessoas podem desperdiçar dias e mais dias mal vividas em lugares que não gostam, em trabalhos que odeiam, com pessoas que detestam, em relacionamentos falidos, em religiões que elas nem acreditam e seguem por medo... Talvez essa ilusão de que sempre terá um "amanhã", de que haverá uma "segunda chance", que por alguma "intervenção messiânica" tudo vai mudar, de que há um "paraíso pós-mortem" onde tudo será perfeito se ele simplesmente se conformar e jamais questionar nada...

É perverso... Pessoas se acostumam, tornam-se profundamente frustradas, e projetam suas frustrações sobre os outros...

Quem nunca ouviu um "você me decepcionou"?

Então vamos por partes: você só "decepciona" uma pessoa se ela criou algum tipo de expectativa a seu respeito, mas calma ai! Quem criou a expectativa foi ela, e não você. Quando alguém diz "você me decepcionou", essa pessoa está no mínimo sendo cruel e injusta! Porque ela simplesmente se sentiu no direito de criar uma séria de características fictícias na cabeça dela a seu respeito, pura e simplesmente para satisfazer as próprias necessidades, já que ela é uma pessoa frustrada, que não teve coragem de viver a própria vida e portanto precisa se projetar em alguém, então, quando você pura e simplesmente vive sua vida, e age de acordo com a sua personalidade, você se torna uma decepção...

Fora que é quase patético!

Observe só a lista mais comum de atitude de "decepciona aos outros":

-Você é gay
-Você não fez a faculdade que esperavam
-Você cortou o cabelo de uma forma diferente
-Você executou uma obra artística no seu corpo (fez uma tatuagem)
-Você largou um emprego que não te satisfazia para arriscar fazer algo que goste
-Você chegou tarde em casa
-Você saiu para se divertir
-Você está namorando alguém que ama, mas que por algum motivo está foram dos padrões que estabeleceram do que você deveria gostar
-Você gosta de video-game
-Você usa algum tipo de substância (alcool, cigarro, maconha, etc.) cujo o ÚNICO mal possível será a sua própria saúde (estou falando de caso em que o único mal possível seria contra você, não sobre beber e dirigir, por exemplo)

Enfim... Os exemplos são inumeráveis... Mas raramente essa tal "decepção" diz respeito à algo com algum cabimento, como por exemplo "você assassinou um mendigo", aliás, paradoxalmente, quando vemos a entrevista com uma mãe de algum "boy" que assassinou um mendigo por prazer, ainda a ouvimos dizer "mas vocês estão julgando mal meu filho, ele é um bom menino"... Acho que há um contra-senso muito grande aí!

E no final, sondei, sondei e mal falei da questão que dá título a este post: Elogios x Críticas...

Pois é... Nesse mundo doente das expectativas sem cabimento, as pessoas gostam muito de achar defeitos... E penso "Será que elas realmente pensam que se criticarem tudo todo o tempo elas conseguirão moldar as pessoas segundo seu gosto?"... Isto é totalmente doentil...

Sabe o que você irá conseguir criticando uma pessoa constantemente? Ou que ela se afaste, ou que ligue o "foda-se" e pare de dar moral para o que você diz, ou até mesmo que ela minta para você, dissimule! Finja ser o que você espera, enquanto pelas costas elas continua com as mesmas atitudes. E sabe por quê? Porque você não está estimulando uma mudança positiva que gere crescimento. Sabe aquele jogo de criança onde tem as peças com os formatos e tem uma caixa com furos no mesmo formato e você tem que encaixar? Acredite, quando você quer que uma pessoa mude simplesmente para satisfazer seu ego frustrado, só que você está fazendo é tentando encaixar uma estrela no buraco do quadrado, mas acredite, quem nasceu para estrela, jamais será um quadrado, você pode forçar, pressionar, mas uma estrela é e sempre será uma estrela, e não um quadrado... Você pode quebrar a ponta da estrela, só para obrigar que ela se enquadre, mas ainda sim, ela nunca será um quadrado, só será uma estrela quebrada....

Vale mesmo a pena?

Pare de ver só as coisas ruins nas pessoas... ELOGIE! E não estou falando que você deve "passar a mão na cabeça"...

Eu tive uma professora de desenho... O nome dela era Angélica... suponho que não só todos os professores, mas todos os seres humanos deveriam ser um pouco como ela... Minha classe de desenho tinha muitas senhoras de meia idade e idosas que nunca haviam pintado na vida, mas que agora que estavam aposentadas, queriam algo para ocupar a mente... A maioria poderia pensar "São velhas! Pessoas velhas são burras e elas nunca aprenderão a desenhar" (não sejam hipócritas, eu sei que o pensamento predominante é esse, para que mentir, se até um tempo atrás eu também pensava assim?)...

Mas essas professora jamais tratava alguém como "velho", "novo", "bom" ou "incapaz"... Ela olhava para cada um individualmente... E em todos os desenhos que mostravam para ela... Ela incrível a quantidade de qualidade tecnicas e estéticas que ela conseguia encontrar... E ela não economizava elogios! Ela elogiava TUDO, absolutamente TUDO que seu desenho tinha de bom... Então ela sentava com você e dizia "mas se você observar bem e tentar isso, isso e isso, e usar essa e essa técnica, seu desenho ficará ainda melhor, tente isso no próximo e vamos ver como fica..."

Era absolutamente incrível! Em um semestre como foi a evolução das pessoas... De todos, sem exceção... No final do curso, ela pediu para trazermos todos os desenhos feitos ao longo do módulo e colocarmos um ao lado do outro, e era quase assustador de tão impressionante a melhora de todos...

Por isso que eu digo, lutar por um mundo melhor, nem sempre está relacionado à lutar CONTRA algo (corrupção, guerras, violência, etc.), mas lutar A FAVOR do que as pessoas tem de melhor... Enquanto nossa população for feita de estrelas que tiveram suas pontas quebradas simplesmente para se encaixarem em quadrados, nunca haverá um "Mundo Melhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário