quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Contos de Fadas

Ando assistindo muitos filmes nos últimos dias (eu deveria usar este tempo para estudar, mas anyway...)

Alguns são de comédia, alguns são meramente pancadaria (kill bill \o/), mas acho que a maioria que eu vi estava entre drama e comédia romântica... Mas me interessa no momento, falar sobre o último gênero mencionado:

Eu acho, particularmente, que comédias românticas seguem o mesmo esquema dos contos de fadas:

*O herói conhece a heroína (ou no caso dos meus filmes de mulher, a heroína conhece a outra heroína) e se apaixonam perdidamente...
*Cria-se um tensão, pois há uma impossibilidade de realização...
*Mediante sacrifícios e inversões de valores de ordem social, o casal pode finalmente ficar junto.
E ai acaba nossa história, não sabemos o que vem depois do "fim"

Alguns filmes eu acho melhor do que outros (obviamente): melhor fotografia, atores melhores, história mais bem construída... Mas no fim de cada um dele me fica a pergunta implícita "quem teria coragem de fazer isso por um amor? todo mundo sabe que as chances de dar errado são muito maiores que as chances de dar certo...", mas eu sempre formulo isso de forma muito implícita, não revelando minha dúvida para mim mesma...

Mas ontem, antes de dormir, eu fiz esta pergunta para mim mesma... E eu não podia esperar, mas um outro lado de mim me respondeu: é a mesma coragem que faz uma garota de 17 anos, que nunca ficou com nenhuma outra garota, contar para a mãe que e lésbica, só porque está apaixonada... É a mesma coragem que faz alguém largar a faculdade, só para ficar mais tempo com a pessoa que ama, mesmo sabendo que não é correspondida, que faz você brigar com seus amigos por causa desta pessoa... A mesma coragem que entre a eternidade ou uma noite, te fez escolher uma noite... mesmo sabendo a catástrofe que viria a seguir...

Como naqueles filmes bobos e idiotas, quando há o primeiro beijo entre os protagonistas, parece que tudo é mágico, que o tempo pára, e você é transportado para outro lugar e começa até a tocar uma música de fundo? Sim! Isto pode acontecer... Tudo bem que no meu caso a música de fundo foi "lua de cristal", mas este é o preço que se paga por ficar com alguém na balada da Trash...

Honestamente, acho que hoje eu não amo mais a Patrícia, mas se mantém em mim a firme consciência de quanto eu a amei, eu consigo reviver perfeitamente este sentimento, mas ele está no passado... No futuro, talvez, mas não no presente... E isto é o pior...

Estamos vivendo numa época escrota do individualismo: as pessoas acham que se criaram a partir do nada, que não têm o menor vínculo com Deus (ou seja lá como você queira chamar esta energia criadora), as pessoas acham que não precisam uma das outras, e fazem o constante proselitismo "você tem que aprender a ser feliz sozinha"... Acho que ninguém nem pensa quando diz esta frase-feita escrota! A felicidade implica um outro... Não necessariamente um outro específico (embora possa ser), mas alguém mais além de você... Se imagine vivendo sozinha (o) no mundo... E você teria todo o conforto e todas as coisas que sempre quis... Mas não há mais ninguém... O mundo é um grande deserto... Você tem a casa dos sonhos, você faz tudo que sempre quis, conhecer paisagens lindas, vê vários filmes, lê muito livros, vive muitas coisas, mas... Não há mais ninguém ali, absolutamente ninguém... Você está sozinha (o)... Me responda honestamente: Você poderia ser feliz?

Mas você não precisa estar sozinho no mundo, para se sentir sozinho... Acho que isto todo mundo já ouviu também: você pode estar no meio de uma multidão e se sentindo sozinho... E assim eu me sinto... E nem tenho tudo que quero, e nem posso fazer tudo que quero... Mas eu não perco mais tempo tentando explicar... Para as pessoas é muito fácil fazer um proselitismo de felicidade... As pessoas não se colocam mais no lugar do outro... E quando eu falo isso para alguém... O que não falta são fórmula mágicas: "Mas você não está sozinha", "Se você esta sozinha é porque quer", "É só você decidir ser feliz e pronto", "É fácil, você complica as coisas porque quer"...

As pessoas colocam toda a responsabilidade nas minhas costas... Não me eximo da minha parte da culpa, mas não acho que eu seja a única culpada... E esta atitude alheia, está fazendo eu me afastar cada vez mais do Mundo, e por consequência, me sinto cada vez mais sozinha...

Quando você está bem e as pessoas vem te questionar, te ridicularizar, discordar, pode ser algo extremamente construtivo... Mas quando você está mal, estas oposições constantes te destroem!

As pessoas de hoje em dia estão com o terrível hábito de só acreditarem naquilo que veem, mas são incapazes de ver a dimensão de minha ferida, que está totalmente exposta...

Por favor, só desta vez, guardem suas críticas e lições de morais para vocês... Se todos estão sempre ótimos e felizes... Muito bom para vocês! Não vou desejar uma decadência só para que vocês me entendam, mas pelo menos, respeitem meu momento...

Obrigada...




Nenhum comentário:

Postar um comentário