sábado, 15 de fevereiro de 2014

Algumas Considerações Sobre Arte

Acho engraçado quando as pessoas "do ramo" querem defender que não deve haver nenhum critério para avaliação da arte, dizendo que a arte deve ser simplesmente "fonte de prazer". Concordo que os critérios de avaliação são "subjetivos" (e bem entre aspas), mas mesmo essa subjetividade está dentro de um contexto histórico-geográfico-cultural.

A Arte nem sempre é um processo prazeroso, algumas vezes é bem o contrário, e talvez essa avaliação da arte como prazer e/ou expressão puramente já seja extremamente sintomático da época histórica em que vivemos.

Claro que pensar em conceitos universais para "O Belo" é no mínimo ingênuo, isso quando não vem com boa dose de má fé, mas pensar que qualquer coisa é arte, indiscriminadamente, é a forma mais sutil e inteligente que assassinar qualquer real expressão artística, e como a arte sempre foi um importante mecanismo político e social, creio que essa também seja uma excelente estratégia de silenciamento, afinal, qualquer coisa de valor histórico para nós, ficará soterrada embaixo de tanta prolixidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário